quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tibete [realidade social, cultural, religiosa e politica]

Tibete [realidade social, cultural, religiosa e politica]

Não sei se posso ou se devo acreditar na veracidade media, não sei até que ponto a influência politica nos média pode influenciar a transmissão dos acontecimentos no Tibete. Contudo não posso pressupor realidades que eu próprio não consigo provar. Assim deixo a minha opinião pessoal sobre as questões no Tibete:

O Tibete é uma região autónoma sobre a tutela da República Popular da China. Não posso deixar passar em claro que antes o Tibete era baseado num regime feudal constituído maioritariamente por servos e escravos era um local quase inóspito para a fixação imigrante. Contudo e analisando a presente situação social da região penso que se vive um verdadeiro atentado aquilo que é um dos valores que mais preservo a Liberdade de pensamento. Penso que a China que se afirma como uma divulgadora de igualdade não pode censurar quem pensa de maneira diferente pois assim só estão a ignorar essa mesma igualdade. Observando o Tibete é uma região como uma grande influencia religiosa que ninguém pode contestar. A liberdade de religião deve ser preservada e assim desprezo completamente a tentativa do Governo Chinês de dissuadir essa Liberdade Religiosa.
Socialmente o que se observa no Tibete é uma total tentativa de opressão implementada com brutos ataques policiais a protestos pacíficos e com uma poderosa tentativa de exílio em conventos da comunidade budista.
Politicamente falando há digamos um grande confronto entre o Governo Chinês (Comunista) e o governo (no exílio) Tibetano (Os Lamas) que em nada favorece a população. Pelo contrário este constante ataque politico têm uma grave e perigosa consequência… O esquecimento dos principais visados desse confronto… as populações!. Esses são os únicos esquecidos de parte a parte.

Eu acredito no Dialogo progressista com Respeito mútuo pela antagonia cultural entre a China e o Tibete. E acredito sobretudo que só esse respeito mútuo pela diferenciação de culturas se pode chegar a um consenso favorável ás populações.

Um apelo que eu faço a todo o Mundo, (e penso que é deste apelo que a China e os Lamas se esquecem…) é importante valorizar a nossa cultura sem dúvida mas mais importante que isso é valorizarmos toda a multiplicidade de culturas. Aquilo que é a Liberdade de pensamento e a liberdade de acção deve ser um ponto mais que assente em qualquer parte do Mundo. Porque com individualidades culturais, com o pensar-mos que somos os detentores da razão e da verdade absoluta nunca se poderá construir um Mundo melhor baseado no Respeito.

João Mineiro. 3\04\08

Sem comentários: