segunda-feira, 14 de abril de 2008

Liberdade de pensamento.

Liberdade de pensamento.
Comenta-se hoje em dia … os valores gerais, a ética comum, o “politicamente correcto” e outras expressões ostentadas pelo oportunismo infindável e coactivo de algumas pessoas (se não todas). Estou esgotado de tanta hipocrisia!!!
Quando eu nasci, ninguém se preocupou com a minha liberdade de pensamento. Isso é um dado mais que adquirido nas famílias tradicionais e conservadoras portuguesas. Mas considero isso, o principal motivo da standartização da população…
Quando eu nasci o principal objectivo dos meus pais foi baptizar-me, mas quem lhes disse que eu queria ser católico no futuro? Quando cresci a preocupação dos meus educandos (pais e professores) foi em mostrar-me que tinha de me conformar com o sistema… mas quem lhes disse que eu queria ser um conformista no futuro? Agora a preocupação que todos têm comigo é estudar para ganhar dinheiro… Mas quem disse que a minha realização pessoal consiste em fazer dinheiro?
Não culpo os meus pais! Antes o contexto era diferente, e não se pode nem deve fazer juízos éticos dos outros, ainda por cima quando estes viveram num período radicalmente oposto… Mas o ponto a que eu quero chegar é que na sociedade actual está-se completamente a banalizar a liberdade de pensamento dos jovens e isso agrava situações futuras. Problemas sociais que nos fazem ser, nada mais nada menos que fotocopias dos outros. Isso é uma violação à expansão do nosso conceito de “ sociedade rica”. Como atrás referi dou muito valor á liberdade pensamento, para mim é isso que nos torna conscientes, criativos, originais, autónomos e livres. Só assim o avanço social se poderá alargar cada vez mais. Um apelo que eu faço á sociedade é que dêem mais valor ao pensamento dos outros. Não apontem o dedo a quem não é católico!, não apontem mais o dedo a quem não é “politicamente correcto”!, não apontem mais o dedo a quem não segue a moda!, não apontem o dedo a quem não pensa como a maioria!!! no fundo sejam livres de pensar e de escolher mas acima de tudo dêem liberdade aos outros de serem livres de pensarem e de escolherem. Só assim formaremos uma sociedade criativa, autonoma, consciente e livre, só assim o verdadeiro desenvolvimento social será uma realidade para nós!

------

Constante PAZ. Reflitam!

Sem comentários: