quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A Prova que a Ignorância chegou a todas as escolas (até as "ditas" do futuro)


A prova que a Ignorância chegou a todas as escolas ( até ás “ditas” do futuro)

Protagonismo estúpido censurando opiniões construtivas, em pró da venda comercial do “dito” jornal escolar? Não muito obrigado!

Cada vez mais noto que a expressividade das palavras, em pró de uma mensagem que visa acima de tudo a FORMAÇÃO dos jovens, está a cair na banalidade e na censura de toda essa comunicação social… até mesmo de um simples jornal escolar que se devia afirmar independente e valorizar a opinião dos alunos, ainda por cima quando esta é feita de uma forma construtiva!
Mas infelizmente não é isso que se passa…A semelhança dos grandes media, o jornal da minha escola (afirmando-se escola do futuro! Tretas!) também começou a “cagar-se” literalmente para as opiniões de certos alunos, apenas porque desenvolvem temas que fazem doer a essas mentalidades distorcidas…

Um texto que deveria ser um ponto de partida, para uma maior reflexão por parte desta juventude cada vez mais ignorante, mais uma vez, foi desprezado, ignorado e censurado.
Julgava eu na minha simples interiorização consciente, que a minha escola podia ser um ponto de partida, para abrir a mentalidade monótona, e banal desta juventude… Porém a minha escola, Desiludiu-me e provou-me que mais uma vez, este Mundo (dito desenvolvido) está horrivelmente ignorante, tristemente ofuscado, e banalmente conformista…

Querem censurar CENSUREM… mas na suma da prospectiva global do jornal escolar, não digam que se trata de um jornal democrático e “transparente”, quando na primeira oportunidade de intervenção que eu tive, o meu texto foi abolido desprezado e censurado apenas pura e simplesmente por não corresponder ás ideias definidas desta grande sociedade NEGRA!!!!!

OK!
Continuem a promover esses pseudo textos que condicionam a capacidade de pensar dos alunos da escola, continuem a banalizar as opiniões construtivas provenientes da autonomia dos alunos… Continuem!
Cada vez mais me provam, que a escola é lugar onde se aprende a ver COM DUAS PALAS NOS OLHOS!!!!!!!!

Vocês podem-me censurar mas eu não me auto – censuro! E ligo a minha relexão consciente no formato mais PURO…

9 comentários:

Clube do Jornal disse...

Caro colega,
Venho assim por este meio informar.te que o teu texto nao foi censurado...!
Não como fazemos questão de afirmar, o nosso jornal é livre, independente, e claro. Tem espaço para todas as opiniões por mais diferentes que etas sejam. O jornal escolar e de todos os que se queiram expressar mostrar a sua opiniao.
Pelo contrário como tens a ousadia de afirmar que a escola é mais um sitio onde nos ensinam a pensar com palas nos olhas... tenho que descordar. Pois a escola é um lugar onde nos ensinam a pensar, a ser cidadaos civicos, coerentes, onde nos ensinam a pensar, onde nos ajudam a formar uma opinião geral sobre o mundo que nos rodeia. ISto é um dos principios que a nossa escola defende. A formação de um cidadao civico, moralmente correcto e um profissional etico!
Assim garanto.te que o mais rápido quanto possivel o teu texto será novamente publicado no Blog do jornal e posteriormente ne edição do jornal trimestral do 2.º periodo lectivo.

Cumprimentos,

(_________
Ass: JBarroso)

JHONiii disse...

humm... este pessoal mete piada, dizem coisas como: "Pois a escola é um lugar onde nos ensinam a pensar, a ser cidadaos civicos, coerentes, onde nos ensinam a pensar, onde nos ajudam a formar uma opinião geral sobre o mundo que nos rodeia. ISto é um dos principios que a nossa escola defende. A formação de um cidadao civico, moralmente correcto e um profissional etico!" mas é através de anedotas da treta, composiçoes escritas em frances de um aluno de 7º ano, que a nossa escola irá conseguir educar os alunos como tu referes... BAH!...

Nao vivemos num Mundo justo, e pelo texto do meu manO conseguimos prova-lo e mostrá-lo aos jovens.
Estes textos sim, podemos afirmar com convicçao que são educativos e nos ajudam na nossa formaçao como Seres Humanos...!

Acho que através deste texto (pelo menos quem se interessar, pois infelismente a quem se esteja literalmente a CAGAR para isto) podemos mudar a nossa maneira de pensar... e claro fazer algo para mudar este mundo CRUEL... =/

Abraço manO,

JHONiii

Hugo Matos disse...

Os jornais das nossas escolas do país tão-se simplesmente a "cagar" para as opiniões dos alunos e preferem claramente inserir lá diversas composições de um teste merdoso de português ou de francês. Actualmente, mais parece é que as escolas do nosso paí estão é a regredir progressivamente.. Não é justo para os alunos serem controlados por professores com preconceitos sobre o tema em questão. Devemo-nos é lutar pela nossa liberdade de expressão e tornar o nosso mundo mais correcto e com melhores deveres e direitos cívicos!
Com este texto podemos ver que hoje temos de fazer de tudo para termos direito à nossa liberdade de expressão que mais parece que nos foi retirada!!

dreamer disse...

Bem... esse texto que escreves-te é muito bom mesmo, eu não te censuro pois na altura em que andei nessa escola também aconteceu algo parecido. Primeiro incenivam os alunos a escrever para o jornal, pois o jornal faz parte da "sociedade" e todos deveriam poder publicar um texto... mas o problema é que a maior parte das vezes são esses os textos que nós queremos publicar que ia "dar cabo" dos belíssimos textos, que os professores fazem. Mas deixa lá, um dia que sejas presidente da camâra eu estarei ao teu lado =D
Bjinhu grande
Adoro-te


Prima Katy

Rita disse...

não te conheço mas quase que acerto na escola em questão...nº3??
é que se for concordo tão fortemente contigo...e o que mais me assusta e me causa agonia é que o jornal escolar é um simples e pequeno exemplo da comunidade escolar em que estás inserido.os meus irmãos andam nessa escola e eu como futura (esperemos)educadora ia ás reunioes dessa escola..desisti de ir pois são reunioes onde se mostra o altruismo de algumas pessoas que se julgam mais importantes, que apesar de tudo são sinceras e mostram como nessa escola seleccionam os alunos (detesto essa perspectiva, não concordo com ela e se eu fosse mãe, só por muita vontade dos meus filhos é k eles estariam lá). dá-me muita pena que essa escola se tenha transformado no que se transformou, adorei estudar lá.

beijos e desculpa a invasão

Anónimo disse...

Mais uma vez demonstra-se a brutidão
que envolve os alunos "seleccionados", sim pois porque os alunos em questão já teriam a capacidade mental que tanto dizem ter para discernir o que escrever num jornal escolar que apenas ou maioritariamente das vezes é lido por pais que querem ver o trabalho dos filhos num jornal ESCOLAR! e nao estão minimamente preocupados com textos revolucionarios onde alunos que pensam que as lutas partidarias pela democracia ainda continuam tão valorizadas como eram antigamente no pós 25 de Abril(tenho uma novidade para esses alunos: a Democracia já foi implantada e os governos comunistas sobrevalorizados)... Quanto à selecção que a escola faz, se as pessoas tem capacidade para escrever um texto tão crítico e bem estruturado, e tem a capacidade para diescernir se vale ou nao a pena, integrar os futuros filhos numa escola como esta, quer dizer que a escola fez o seu papel como educadora de cidadaos civicos, coerentes, responsaveis e ADULTOS, e lhe deu essa capacidade, se a escola faz selecçao ou nao (e eu nao acredito porque ja ando nesta escola à 7 anos e nunca, e sublinho NUNCA vi a escola a fazer seleccao, antes pelo contrario, aqueles alunos que nao tem capacidades ou fazem por nao ter, a escola cria meios para ultrapassar as dificuldades destes)...
Reparei numa coisa, que um aluno que se diz censurado por um "jornal escolar" onde as liberdades e a comunidade e blá blá blá.... luta por algo que nem ele próprio acredita, uma vez que tem uma opçao num blog onde valoriza ideais como "acreditar, lutar, vencer"... activa "a moderação de comentarios foi activada. Todos os comentarios tem de ser aprovados pelo autor do blogue".. e onde está a LIBERDADE defendida tao afincadamente pelo autor, onde ele próprio é o primeiro a activar um dispositivo de censura, onde deita por terra tudo aquilo que "diz" defender e acreditar....

Acreditar.Lutar. Vencer disse...

Caro "Anónimo".

Sobre o texto que foi censurado e o que aconteceu a seguir porque você não sabe qual foi o texto, que não tinha nenhum conteúdo político mas sim social – solidariedade sabe o que quer dizer? Depois porque você não sabe o quê se passou e portanto fala sem conhecimento de causa. Terceiro porque o caso foi debatido e esclarecido já se passou há muito mais de um ano.
Sobre a moderação dos comentários já recebi comentários a mandarem-me à merda e a dizer que sou comunista e bla bla e não tolero isso. Aceito todos os comentários que exprimam ideias diferentes da minhas não se insultos e de fala de carácter.
Quanto à escola não fazer selecção isso é um monumental embuste.
Se surgem na escla 30 vagas e 60 alunos a candidatar-se há sempre selecção – cabe agora avaliar os critérios mas isso não é comigo mas com a escola. A isso chama-se política educativa.
E não a minha luta na escola e com os meus amigos não é uma luta partidária pela democracia. Eu nunca levei nada do partido que milito para a escola e mais uma vez comete uma falácia. Eu luto pela liberdade de espírito e de pensamento, pela igualdade entre os alunos, contra a discriminação de qualquer motivo que pela escola pública. Luto com amigos meus formamos um grupo de intervenção… já realizamos debates, palestras, acções de sensibilização, acções de protesto, vigilas pela paz.
Preferível será então quem se limita a fazer comentários a textos ANONIMAMENTE a criticar coisas que desconhece: não?!
Eu estou na escola à 5 anos e sei perfeitamente as coisas boas e as coisas más da escola. Se tudo correr como espero será o ultimo ano mas fico com a certeza que pouco ao muito fiz algo por ela.

Já agora organizamos um debate para o dia 24 sobre movimento operário, exílio político e literatura… apareça e veja realmente o que é que eu e os meus colegas fazemos. Nós não agimos anonimamente: para o bem e para o mal damos sempre a cara e estaremos sempre lá, SEMPRE SEMPRE SEMPRE, quando a injustiça prevalecer.

Acreditar.Lutar. Vencer disse...

e já agora faça o favor de ler o texto que se segue talvez elucide um bocado a ignorância que o levou a redigir tal comentário.

Pensador disse...

Aposto que estes comentários vêm dos mesmo alunos que eu falo no meu texto "Os filhos e os enteados na escola do futuro" - pouco me engano de certesa. Em relação aos jornais escolares... pouco há a fazer, preferem as composições dos putos ranhosos, em vez de textos com teor. É a escola pública que temos. visita o meu blog.

Pensador