segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Carta que mandei ao Ministro dos Negócios Estrangeiros

"Exmº Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado

Como jovem que sou, é-me frequente olhar o Mundo, estuda-lo e descobri-lo. Tenho feito nos últimos tempos descobertas horríveis sobre o nosso Mundo nomeadamente na região do Darfur. Entristece-me cada morte, cada choro, cada lágrima derramada no seio de um conflito étnico, político, estúpido e egoísta. Mas não é só isso que me entristece senhor ministro, entristece-me que os governos dos países “desenvolvidos” e as organizações promotoras da paz fiquem paradas, intactas e imóveis perante este enorme genocídio cultural e humano que está a acontecer no Darfur.

Pergunto frequentemente como é que é possível, os governos ocidentais, a União Europeia, os EUA, a ONU ficarem calados perante esta monstruosidade que se está a passar. No Darfur já foram assassinadas mais de 450 mil pessoas, e o número de refugiados já ronda os 2 milhões. São famílias sem tecto, sem condições de vida, são crianças sem educação, são seres humanos sem acesso à Saúde, sem o mínimo de condições de vida. Vivem em plena pobreza extrema.
Tudo isto, espante-se senhor ministro, em nome de um capricho, de um preconceito, em nome do egoísmo, da hipocrisia e da arrogância.

E note-se que é a China (um dos países desenvolvidos), um dois principais países a colocar entraves à resolução do conflito. Tudo em nome de que? Do interesse económico. Mais uma vez em nome do desenvolvimento das relações politico económicas dos países morem pessoas. Mas não são meia dúzia, senhor ministro, são mais de 450 mil mortes em nome do nada! Tudo isto podia, e pode ser evitado.

Por isso só me resta pedir-lhe senhor Ministro:
Em nome do respeito pelos direitos humanos, em nome do respeito pela vida, em nome da justiça, por favor Senhor Ministro, ajude-nos a salvar o Darfur. Certamente o senhor ministro tem mais meios que eu, um mero jovem do interior.
Senhor Ministro, é urgente que nos ajude a salvar o Darfur, não feche os olhos a esta causa.

Obrigado. João Mineiro"

6 comentários:

Anónimo disse...

Exmo.Sr. João Mineiro,

Quem és tu, ilustre desconhecido, para me mandar uma carta? Eu tou-me bem a cagar se tu gostas de olhar o mundo. Até parece que me tás a ensinar alguma coisa...

As descobertas que tens feito não te candidatam a Nobel, e não é preciso ser Einstein para saber o que estás a anunciar aqui. Estás triste, é? Oh, coitadinho!

Ajude-nos a salvar o Darfur? A ti e mais quem?

Não desanimes: Dou-te toda a razão quando dizes que não passas dum mero jovem do interior. Agora ordenha as vacas, meu rural!

Não fecho o olho do cu: cago em cima da tua causa!

Acreditar.Lutar. Vencer disse...

É triste que haja gente tão nojenta.
Caso no saiba há um portal do governo onde se pode escrever para qualquer ministro. E caso não saiba o Ministro chama-se Luis AMADO...
E caso não saiba existe um portal mundial e um nacional por Darfur:

www.savedarfur.org
www.pordarfur.org

E com ignorantes que precisam de se esconder atras de um portatil posso eu bem...
O dia em que mentalmente e eticamente crescer. tenha a coragem de fazer criticas em nome pessoal e não escondido atras de um computador com medo não sei de que...

É triste que haja pessoas tão crueis neste Mundo, que se limitam a brincar com a morte de milhares de pessoas.

Anónimo disse...

Eu concordo que seja triste haver gente nojenta mas que o teu pai tenha rasgado a tua mãe não tenho culpa!

Parabéns! Foste o 1º utilizador do portal dos que escrevem para ministros! O teu prémio é ser retardado mental para o resto da vida.

Já agora, aproveito para mandar uma carta para o ministro da segurança social a informar que no interior existe um mero jovem que padece de patologias graves, entre as quais depressão com tendências suicidas, consequência dum sentido muito apurado de solidariedade.

ACORDA MEU BURRO, achas que algum ministro vai ler a tua carta?! Nem deve chegar às mãos duma secretária que anda a ser enrabada por um dos vários assessores do Ministro.

"AVISO! AVISO! ESTA CARTA É UM SPAM" Podias aproveitar para meter isto antes do teu comunicado fresquíssimo! Assim escusas de encher o Inbox dum e-mail fantasma criado para satisfazer as frustrações dos cidadãos preocupados com causas nobres.

Há tantos portais, já reparaste? Afasta-te antes de evacuares a bosta da retrete que pode haver um portal que te transporte para o Darfur. Assim já podias dar de mamar aos pobrezinhos!

Podes bem com ignorantes que se escondem atrás de portáteis? Ah Ah tas é lixado por eu ter um Toshiba T-2000 e tu teres de enviar cartas que mais parecem despachos numa máquina arcaica que se assemelha a uma prensa do Séc.XVI

Eu tava a pensar em crescer amanhã mas se calhar já vais ter o dia ocupado a escrever cartas a Ministros. O que podias fazer era mandar uma carta ao Primeiro-Ministro a solicitar com urgência a criação dum cargo de Ministro das Cartas, que se ocupasse inteiramente de te responder.

Cruel! Oh céus, tão Cruel!

Eu só brinquei com mortes porque tu brincaste com ministros. Pensei que era uma espécie de jogo. Eu levo vantagem porque há mais mortes no Darfur do que Ministros.

Ah Ah tás a perder Lá-lá-lá-lá-lá

Acreditar.Lutar. Vencer disse...

Quando cresceres assume a responsabilidade dos teus actos e identifica-te, puto! Cobarde, falso e hipocrita.
Cresce e aparece

Anónimo disse...

Não ligues a isso João.
Os teus valores, a tua personalidade e pessoa solidaria e lutadora que és é valem tudo percebes? Tudo.
Não ligues a putos. És uma referencia para nós. Nunca desistas!

Anónimo disse...

Entao é assim ...
Acho que a carta esta bem escrita e tem o que é preciso para informar sobre a situaçao ...

Enquanto ao rapaz que nem o nome do ministro sabe escever ... E tem a mania q tem um portatil e pensa q é mau .. Só tenho a dizer q se qeres criticar ... Criticas com modos .. Se nao te agrada pq e q vieste ler ? Da.te assim tanto gozo meter nojo por um portatil ? Arranja uma vida :D
Ainda bem q ainda ha gente q acredita q podemos tentar mudar alguma coisa ... E se isso for mandar inumeras cartas a ministros ... Seja =D

Saudaçoes Irmao :D