quinta-feira, 1 de maio de 2008

Viva a puta da Revolução! O Povo é quem mais ordena!



Viva puta da Revolução!
O Povo é quem mais ordena!


Mais uma vez não estive em Portugal no 25 de Abril. No entanto senti o espírito revolucionário como se cá estivesse. Estava em Itália e por coincidência no dia 25 de Abril celebra-se a queda do fascismo em Itália. Foi assim que orgulhosamente meti os meus fones nos ouvidos e com garra cantei Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Adriano Correia de Oliveira entre outras alusões trauteais da época. Sinto o 25 de Abril como a melhor data do ano. Grito estoicamente pela liberdade. Hoje em dia é só ignorância, ninguém sabe o que é a liberdade, ninguém sabe o que foi o fascismo, a ditadura e a opressão em Portugal. Poucos sabem o que era a miséria física e intelectual em que o povo vivia.
Neste contexto eu vou mostrar uma pequeníssima parte das conquistas do 25 de Abril de 74, onde puderam ver que o 25 de Abril não é apenas um feriado mas um dos melhores dias da historia de Portugal:

Educação: Consagrou-se o direito á educação, nomeadamente aos mais altos graus de ensino, procedeu-se à massificação do ensino, abriram-se portas das universidades a todos, e o analfabetismo populacional começou a partir de agora a cair em desnível, foram melhoradas as condições materiais e humanas das escolas e acabou-se com as ordens pedagógicas feitas á base da pancada nos alunos. Acima de tudo os alunos passaram a poder pensar por eles próprios.

Emprego: Foi consagrado o direito dos trabalhadores. Legitimou-se o direito sindical e de greve, é estabelecido o salário mínimo nacional, subsídios de ferias e de natal, de desemprego e pensos e reformas generalizadas para todos e ouve uma generalização da contratação colectiva.

Economia:
Concretizou-se a liquidação do capitalismo monopolista do estado e dos grupos económicos monopolistas portugueses. Procedeu-se as nacionalizações nos sectores fundamentais da economia portuguesa libertando-os de interesses privados e promovendo revoluções públicas impulsionadoras de um maior desenvolvimento social.

Cultura: A revolução de Abril resultou numa liberdade de criação cultural, valorização da cultura popular e permitiu o acesso e relacionamento neste plano com todos os povos do mundo constituindo um notável processo de democratização.

Direitos Políticos: Os direitos políticos do povo português foram uma das maiores vitórias de Abril. Desde o direito á formação e participação em partidos políticos, ao sufrágio universal, á liberdade de pensamento, de reunião e de expressão. Com o 25 de Abril caminhamos para a democracia.

Direitos Sociais: São conquistas de Abril o salário mínimo nacional, o subsidio de ferias, de natal e de desemprego; o direito á segurança social, o direito á pensão e à reforma de todos os portugueses; a igualdade entre homens e mulheres e muitos outros direitos fundamentais envoltos na ascensão social to povo português.

Alem de todas as conquistas a nível do respeito pelas colónias, do respeito pelas diferentes culturas e nacionalidades e pelo decréscimo do etnocentrismo que o regime salazarista nos tinha incutido.

Agora digam se vale ou não a pena lutar…!
Digam-me se o 25 de Abril é uma data banal…!
Digam-me que a esquerda portuguesa é mera taxada politica…!
Diga-me se não é o povo quem mais ordena…!


25 De Abril foi ontem, é hoje e é amanha. É sem duvida a data mais marcante de ascensão do povo português.

Com Abril SEMPRE!

3 comentários:

António Barbosa disse...

"Acima de tudo os alunos passaram a poder pensar por eles próprios." Tás no mesmo país que eu? ... Hoje em dia assiste-se a uma simplista assimilação de conceitos, na qual os professores não motivam a procura autónoma dos alunos porque a maioria dos educadores só sabem o que é preciso. Os jovens interessados são escassos. Quantos têm hi5 e quantos têm blogs de opinião?

"liquidação do capitalismo monopolista do estado e dos grupos económicos monopolistas portugueses" ? a economia portuguesa está na mão de empresários e accionistas, todos os dias registam-se despedimentos colectivos e isso foi liquidado? a diferença entre ricos e pobres é a maior da UE e dizes que o capitalismo foi liquidado?

...

P.S. eu também prefiro a democracia ao fascismo, mas reconhecer o estado em que o país está é necessário...

Nigga, mais debates, nigga...XD

Acreditar.Lutar. Vencer disse...

fica a minha resposta ao comentario anterior:

quando se fala nas conquistas do 15 de abril fala-se essencialmente no periodo mais ou menos de 10\15 anos pós revolução... o periodo dito revolucionário em que ouve uma total mudança de habitos, costumes e mentalidade... o que referiste foi inegavelmente a situação social do pais (que é pessima em alguns aspectos), mas isso nao passam de retrocessos da revolução, a direita portugesa esta á 34 anos a re.trasnformar as conquistas de abril... principalmente nas questoes do interesse publico e privado. chama.se capitalismo do seculo XX, o privatizar os bens essencias da população.

resumidamente o que quero dizer é que as conquistas pós revolução foram imensas e mudaram radicalmente a nossa vida... embora a situação esteja a mudar é indubitavel dizer que o 15 de abril foi uma das mais imporantes datas de ascensão do povo portugues.

Acreditar.Lutar. Vencer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.