sexta-feira, 27 de junho de 2008

Comunicação Social... mas só para alguns!

Recordo perfeitamente no dia 25 de Abril deste ano o Sr. Presidente da República Cavaco Silva pregar um discurso que mantinha como verdade absoluta o afastamento dos jovens das questões políticas e sociais. Não duvido. Como jovem sinto isso dia-a-dia.
Mas aqui entra uma grande questão… São os jovens que se afastam da política ou são as organizações político-sociais que afastam os jovens da política?
Pois bem… No passado dia 17 de Junho de 2008 tive em curso duas acções organizadas por mim e por uns amigos na Covilhã. Tratou-se portanto de duas Conferências -Debate sobre “Educação Sexual nas Escolas” e “Homofobia”. Tiveram a presença de um Deputado da Assembleia da Republica, Enfermeiros, Professores e sobretudo JOVENS!
Foi de facto uma iniciativa muito gratificante para mim. Porque afinal de tudo nós fizemos política. Nos trouxemos para debate público duas questões importantíssimas para os jovens e para a sociedade em geral. Contudo e como há sempre entraves e burocracias neste pais a “comunicação social” local não nos deu um pingo de credibilidade. Tiveram uma atitude de completo desprezo e desrespeito pela vontade dos jovens de debater, progredir e discutir ideias. Escrevemos a notícia e mandamos para os jornais, a noticia intitulava-se “educação e diversidade sexual em debate na Covilhã.” Mas a noticia não foi publicada.
E agora eu pergunto, que comunicação social é esta que não dá voz às iniciativas dos jovens?
Pois bem. Tiveram na minha opinião uma péssima atitude, que desprezo totalmente. Em tempos que a juventude se esta a lixar para tudo o que é discussão publica sobre questões sócias e politicas, a nossa comunicação social local ainda oferece desprezo pelas poucas iniciativas que os jovens tomam.
Da minha parte como jovem, cidadão e ser – politico e social, não terão o meu respeito. E enquanto não assumirem uma atitude democrática, igualitária e justa não terão a minha colaboração, a minha estima e o meu apoio. Até prova em contrário a comunicação social local para mim não será mais que órgão manipulado pelos interesses políticos das autarquias.
Pelo fim da manipulação dos média. Pela democracia na comunicação social local!


João Mineiro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, concordo plenamente com o que disseste ... Pa variar :p
Mas hoje em dia só os escandalos interessam para a comunicaçao ... para o apoio aos jovens que qerem mudar algo ZERO ...

É continuar a lutar ... Se te vissem a roubar alguma coisa eras logo noticia ... mas como estas a promover 2 qestoes importantes é ' cagar e andar '

No que depender de mim .. Vou ajudar no que puder irmao :)