quinta-feira, 27 de março de 2008

Capitalismo Feroz e Capitalismo Moderado - [Consequências económicas e sociais]

( Decidi abrir o blog também a comentários que faço sobre determinados temas nesse sentido deixo um comentário meu feito no forum:

http://www.hi5.com/friend/group/158021--10680888--Bloco%2Bde%2BEsquerda--Anarquia%2B--topic-html

... num tópico em que se debatia a aplicação do anarco-capitalismo, criticas á sociedade capitalista, consequencias socias, economicas e o papel do estado numa sociedade capitalista etc, nesse sentido deixo a minha critica aquilo que é são duas aplicações práticas do capitalismo.)


----------------


Não posso concordar na íntegra com o capitalismo. Não tenho tantas noções económicas quanto gostaria mas acho que se devem destacar duas interpretação da aplicação do capitalismo em qualquer sociedade que seja, seja ela rica ou pobre. - O que vejo muitas vezes aplicado é um feroz capitalismo que se serve da fraca capacidade de contestação do operariado e leva a sua exploração completamente ao extremo e a classe trabalhadora acaba sempre por ficar desolada gerando obviamente riqueza absoluta da minoria que explora as massas e gera pobreza absoluta da maioria explorada pela minoria. E isto ainda mais agravado quando toda a massa económica e monetária proveniente dessa exploração no final de contas não vai ser aplicada na população. Ora então de que vale a economia estar em alta quando depois não é aplicada nos principais visados, as populações? - Contudo não tenho qualquer problema na instalação de multinacionais desde que estas respeitem os direitos dos trabalhadores, desde que e estas cumpram as leis de segurança e que dêem ais trabalhadores condições de trabalho decentes. Assim sem duvida que ambos ficavam em vantagem a população pois gera-se emprego, condições de vida e consequentemente menos pobreza e os proprietários pois vêm a sua produtividade impulsionada e obviamente mais massa económica na empresa. Assim sim posso dizer que o capitalismo é aplicado de forma correcta ou pelo menos benéfica para a população pelo facto de que parte da riqueza economia da empresa em si, vai directamente de encontro ás necessidades dos trabalhadores e faz as dcondiçoes de vida melhorarem em larga escala. Capitalismo moderado com parte do lucro investido nas condições humanas e materiais das empresasmultinacionas –SIM. Capitalismo Feroz em que o lucro nunca é aplicado na calasse operária e as condições humanas e materiais não são minimamente respeitadas gerando pobreza e riqueza extrema – NÃO.

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei do seu ponto de vista, mas, o principal argumento capitalista é que: cada indíviduo depende do seu próprio esforço, podendo acumular e desfrutar dos produtos gerados por este esforço;
portanto aqueles que utilizam melhor seus recursos, sejam eles materiais ou intelectuais, são melhores sucedidos;

O problema não só do Brasil mas do mundo todo é que a lei do minimo esforço impera.
A conclusão se torna óbvia, a maior parte da população vive em meio da pobreza pois utilizam mal seus recursos e se tornam massa manipulável, tanto pelo governo quanto pela minoria bem sucedida.