segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Amílcar Cabral - O sonho Humanista de um lutador inconformado


Amílcar Cabral – O Sonho Humanista de um lutador inconformado
Amílcar Cabral foi um político e activista Socialista e anti colonizador de Cabo Verde e da Guiné. Nasceu na Guiné-Bissau em 1924, e foi morto dia 2 de Janeiro de 1973 em Conacri. Com 8 anos de idade o jovem Amílcar muda-se da Guiné para Cabo Verde onde estudou até 1943, conseguindo posteriormente uma bolsa de estudo para o Instituto Superior de Agronomia em Lisboa onde se licenciou.
Regressa á Guine – Bissau em 1952 trabalhando para o Ministério do Ultramar no Recenseamento Agrícola de 1953. Foi também neste ano que a sua inspiração revolucionária se revela após no recenseamento de 1953 ter conhecido intrinsecamente toda a realidade social da Guiné. A sua completa antipatia pelo regime colonial opressor, desrespeitador e que rotulava os negros seres moralmente inferiores faz com que o governador Medo e Alvim o obrigue a emigrar para Angola. Neste país, Amílcar junta-se a Agostinho Neto e ao MPLA. (Movimento Popular pela Libertação de Angola)
Em 1959 Amílcar Cabral eleva o seu sonho Socialista e junta-se ao seu irmão e a mais três revolucionários formando o Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde. Um partido que acima de tudo pretendia liberdade, emancipação, respeito e total descolonização.
Em 23 de Janeiro de 1963 tem inicio a luta armada pela libertação da Guiné e Cabo Verde , luta esta a favor do socialismo, pelo fim do controlo Colonialista, Imperialista a favor do Humanismo, da identidade Africana, de um novo modelo Social. O PAIGC teve neste aspecto uma influência importantíssima, liderando centenas de guerrilheiros socialistas que se moviam por “grandes sentimentos de amor” de liberdade e de justiça.
O movimento liderado por Amílcar Cabral e pelo PAIGC começa a ter força e os ideais socialistas emancipadores tornarem-se cada vez mais sólidos. Isto leva a que o governador Português da Guiné – Bissau determine o inicio da operação Mar Verde com o objectivo de capturar Amílcar e os seus camaradas do PAIGC, a operação foi um fracasso.
Porem, a dimensão humanista de Amílcar fez com que as fronteiras do partido se abrissem a todo o tipo de pessoas. Foi esta ingenuidade natural de um revolucionário socialista e humanista que ditou a sua sentença. No dia 20 de Janeiro de 1973, Amílcar Cabral é assassinado em Conacri por dois membros do seu próprio partido. Amílcar Cabral Sonhador Socialista, Revolucionário e Humanista profetiza a seguinte frase: “Se alguém me há-de fazer mal, é quem está aqui entre nós. Ninguém mais pode estragar o PAIGC, só nós próprios.
A sua utopia, a sua luta e o seu sonho prevaleceu comandando pelos seus eternos camaradas. No dia 24 de Setembro de 1973 o seu meio – irmão, é nomeado o primeiro presidente do país.

Amílcar Cabral – Ilha
ILHATu vives, mãe adormecida,Nua e esquecida,Seca,Fustigada pelos ventos,Ao som de músicas sem músicaDas águas que nos prendem…Ilha:Teus montes e teus valesNão sentiram passar os temposE ficaram no mundo dos teus sonhosOs sonhos dos teus filhosA clamar aos ventos que passam,E às aves que voam, livres,As tuas ânsias!Ilha:Colina sem fim de terra vermelhaTerra duraRochas escarpadas tapando os horizontes,Mas aos quatro ventos prendendo as nossas ânsias!Amílcar Cabral - Praia, Cabo Verde, 1945.