sábado, 25 de abril de 2009




Abril, o nosso Abril!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Lutar, lutar e lutar!


Contra a privatização da àgua:

Eu luto;
Tu lutas;
Ele luta;
Ela luta;
Nós lutamos;
Vós lutais;
Eles lutam;

domingo, 12 de abril de 2009

Chama-se Binyam Mohamed e foi torturado em Guantanamo

Chama-se Binyam Mohamed sofreu uma tortura medieval em Guantanamo...
Pouco sabe: … pouco se escreveu… pouco se criticou… pouco se comentou… pouco se falou… pouco se publicou.
Porquê?

Aliás parece que para a comunidade internacional, para as ONG´s, organizações internacionais pela Paz e afins estes casos passam ao lado… Não são divulgados, nem dados como exemplos.
Porque?

Binyam Mohamed, assim como outros milhares de presos em Guantanamo foi torturado a sangue frio, não teve nenhum direito de defesa, não teve nada: foi levado para Guantanamo como suspeito de terrorista… sofreu torturas medievais com a cumplicidade dos EUA, da CIA e do Governo Britânico e aqui estamos nós outra vez…
Um continente à beira do mar plantado sem olhar crítico, sem posições, sem medidas, acções e ideias…
Aqui estamos um continente que gosta de lamber botas e fechar os olhos aos direitos humanos, ao respeito pela dignidade das pessoas e às torturas sanguinárias em Guantanamo.
(Para prová-lo é simples, basta uma pesquisa nas imagens do Google)

crianças escudos...

Tem alguns dias mas não interessa: em nome da justiça, isto merece ser recordado.

Israel protagonizou (mais uma vez) uma atrocidade absolutamente desumana: usou um miúdo de 11 anos como escudo humano durante a guerra com o Hamas. Mais uma vez os “grandes” do Mundo ficaram calados, mais uma vez um crime de guerra ficou impune e mais uma vez o a hipocrisia venceu. Triste, mas verdade!

Os reaccionários não se riam: a palestina vencerá!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Há dois anos foi assim...

8 dicas para mudares a tua escola...

Dica nº 1 – Promove o espírito critico, realiza debates na escola.

Hoje em dia há variados assuntos que os jovens debatem entre si, muitos desses até com bastante relevo, temas tão importantes como a educação sexual, os exames nacionais, o desemprego e outros problemas laborais, ou o ambientalismo.
O importante é que mostres aos teus colegas que as opiniões que eles dão em conversas banais podem ser coerentes ao ponto de serem aplicadas num debate mais formal. É necessário então que consigas explicar aos teus colegas que a opinião deles é tão válida como qualquer outra e que portanto podem e devem usa-la em debates.

Dica nº 2 – Há filmes fenomenais que são autênticos retratos sociais e políticos. Realiza Sessões de cinema na tua escola.

Há filmes que levantam questões essências da vida e da sociedade. A exibição de filmes pode ser uma forma essencial de informar, consciencializar e mobilizar os jovens para causas justas. Filmes como por exemplo o "American histoty X (America Proibida em Português) ou o Hotel Ruanda, são filmes excelentes que fazem os jovens desenvolver o seu pensamento e o seu espírito critico por isso realizares ciclos de cinema no auditório da tua escola (normalmente basta pedir ao Conselho Executivo, explicando o que estás a organizar), é uma peça chave para chegares aos estudantes. Podes inclusive pedir o ápio do grupo de filosofia sempre aberto a este tipo de acções, para onde podem levar as turmas.

Dica nº3 – Faz uma promoção de feriados e dia mundiais importantes.

Celebrações como o dia Mundial dos direitos humanos, o 25 de Abril de 74, o dia Mundial de luta contra a Sida ou o Dia do trabalhador são celebrações que de todo não podem passar ao lado na tua escola por isso aconselhamos-te a fazeres uns cartazes submetidos ao tema para colocares pela tua escola, podes igualmente realizar no âmbito de uma disciplina um debate sobre o tema ou fazer passar um pequeno texto pelas turmas sobre o tema. O importante é que isso não passe ao lado.

Dia nº 4 – Denuncia e apresenta soluções para problemas da tua escola.


Vai constantemente vendo quais são as principais dificuldades dos teus colegas. Todos os dias alguém é discriminado por alguma razão. Sempre que aches coerente podes fazer um panfleto e distribui-lo à porta da escola. Podes também fazer um abaixo-assinado a denunciar o problema e pedir ajuda a colegas para recolher assinaturas e entregar ao Conselho Executivo ou o orgão que pode resolver o problema.
É uma forma de ganhares espaço para veres quais as reacções e caso aches coerente realizares uma greve ou outro protesto sobre isso. É importantíssimo que leves sempre amigos contigo.

Dica 5º - Dicas práticas para organizares uma greve \ manifestação de estudantes.

- Faz cartazes em que menciones que a greve é na tua cidade é importante os jovens sentirem que a greve é marcada pelos estudantes que estão no local. Cola os cartazes por todo o "spot" que encontrares.
- Divulga e convence os teus amigos a mandarem SMS´s
- Cria um panfleto com as principais medidas reivindicativas e com a data e distribuir na hora.
- Vai cedo para a escola com os teus amigos e começa a mobilizar os primeiros que apareçam. Forma com eles um cordão humano para se perceber que se passa alguma coisa.
- Tenta levar um megafone para as pessoas poderem ouvir-vos a reivindicar.

- Faz cartazes e\ou faixas e começa logo a distribuir para o ambiente ser de protesto.
- Convoca todos os midia possíveis, locais e nacionais que dá incentivo a alguns jovens que sentem que alguém os quer ouvir.
- Organiza o pessoal e manda avançar a manif sem medos.

Dica 6º - Desenvolve na tua escola tácticas criativas de protesto.

Podes por exemplo falar com o responsável pelo grupo de teatro para que façam uma peça sobre racismo, discriminação ou opressão e que a representem para pais professores e alunos. Podes desenvolver por exemplo o dia negro, ou seja, convocares o pessoal todo a trazer uma roupa negra em forma de protesto sobre alguma coisa. Podes apelar a uma Flash-Mob em frente ao teu conselho executivo.


Dica Nº7 - Realização de Abaixo-Assinados e Cartas Formais a Órgãos Executivos

É um grande instrumento para mostrares as tuas reivindicações de uma forma mais formal. A partir de um abaixo-assinado, crias um texto onde explicas o que achas que está errado na tua escola/ensino secundário com um fim concreto e podes também, a partir deste mesmo instrumento democrático, apresentares as tuas propostas. Depois de pronto o texto do abaixo-assinado, é só recolheres o máximo de assinaturas de estudantes que estejam de acordo com o que ele defende (o abaixo-assinado pode, obviamente ser elaborado numa reunião geral de alunos convocada pela Associação de Estudantes).

As cartas formais são outra importante forma de expressares as tuas ideias em relação a tudo o que se passa no teu meio escolar e no ensino secundário em geral. Tens variadíssimos endereços com quem contactar - Conselho Executivo, Ministério da Educação, Associação de Estudantes, Movimentos Estudantis, Comunicação Social/Imprensa, Direcções Regionais de Educação, etc...
Podes fazer isto através do correio e também por e-mail.

Dica Nº8 - Os direitos das Associações de Estudantes

Todas as escolas têm o direito a ter uma representação dos alunos na assembleia de escola e nada melhor do que uma Associação de Estudantes para responder a essa necessidade. Se a tua escola ainda não tem Associação de Estudantes, formula um abaixo assinado para que seja agendada uma reunião geral de alunos e nessa reunião, serem marcadas eleições e eleita uma comissão eleitoral: Marcadas as eleições, todos os estudantes podem formar a sua lista, que irá a votos. a lista que for eleita tem como direito e dever de defender os direitos dos estudantes dos estudantes. A Associação tem o dever de marcar RGAs para discutir sua actividade. Qualquer estudantes também pode convocar uma RGA recolhendo assinaturas para isso. Mais info

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Só neste país...

Domingos Nevoa, administrador da Bragaparques, foi condenado a cinco mil euros (?!) por tentativa de corrupção para com o Vereador Sá Fernandes à meia de duzia de semanas…
Há saída do tribunal soletra a alto e bom som: “Vou continuar a fazer aquilo que sempre fiz”.

Há três dias atrás foi nomeado para Presidente da empresa “Braval” empresa intermunicipal de tratamento de resíduos sólidos, que reúne seis autarquias do Baixo Cávado, entre elas a Câmara Municipal de Braga.

Todos os partidos condenaram esta acção, menos um - PS!

Além disso Pedro Machado, cunhado do presidente da Câmara e dirigente do PS foi nomeado para secretário geral da empresa…


Por cá o crime (ainda) compensa.

Só neste país