segunda-feira, 30 de março de 2009

sexta-feira, 20 de março de 2009

Fascismo: não obrigado!

Está a chegar o dia mundial contra a discriminação racial, dia 24 de Março: surpreendi-me quando lendo um artigo sobre este tema no DN vejo a perigosa expressão “a extrema-direita” está mais forte… Realmente tenho acompanhado um site chamado “Fórum Nacional”, que aconselho a todos os que procuram humor mais alternativo, poderia citar algumas preciosidades desse poço de cultura política e de liberdade de opiniões:
Traidores da pátria:
“eu defendo e que a morte deveria ser aprovada para todos os traidores da pátria”
“esses que preferem comprar aos chineses e marroquinos deviam ser exilados para um país do terceiro Mundo”
Cultura cigana:
Um cão pode nascer num estábulo, mas nunca será um cavalo"
“Isto dos ciganos é complicado... parecem os resíduos perigosos da co-incineração, ninguém os quer por perto, mas no 'quintal do vizinho' tudo bem. Entretanto 'esperemos' que o actual regime não seja acusado de «discriminação racial», «apartheid», etc., e a Margarida Moreira (DREN) e o José Sócrates levados a um qualquer tribunal internacional”.
Imigração
“Uma excelente ocasião para as autoridades exercerem uma "acção musculada", como agora é moda dizer-se, e identificarem uns quantos imigrantes ilegais, convidando-os depois gentilmente a sairem do país, mas sem brutalidade ou rudeza, claro. Sempre de forma polida. Se eles não quiserem ou não puderem sair é legalizá-los.”
“deviam marchar sempre em frente durante 4 dias”.

Sexualidades:

“Esses paneleiros de merda deviam todos ir levar no cu para longe para não contaminarem mais aquilo que nos é genuíno a nossa raça”
“Deviam morrer sufocados com um pau no cú, são uns abutres da sociedade.

Mas calma deixo uma ultima dica da analise à extrema direita: Coloquem no youtube: “a extrema-direita existe em Portugal?” irá aparecer a mais completa reportagem dentro da extrema-direita em Portugal, algo absolutamente deprimente mas de indispensável visualização.

Mas, após esta introdução à extrema-direita, em nome da razão devo desmembrar o argumento usado pela Frente Nacional, fracção neo – nazi do movimento nacionalista, que quando os seus matérias são apagados ou vandalizados costumam usar: diz assim: “hipocrisia: censurar liberdades usando o símbolo da liberdade de expressão”.

Mas a este argumento contraponho outro: não merece liberdade para si quem não reconhece a dos outros.
E portanto se a FN é nazi, racista, fascista, xenófoba, homofóbica não respeita respectivamente a liberdade dos imigrantes e das subculturas, das diferentes raças, das diferentes opiniões políticas, dos imigrantes e dos e das homossexuais.
Liberdade para quem põe em causa a dos outros? NUNCA!

Foi em nome dessa liberdade que Portugal viveu 34 anos de ditadura, que 6 milhões de judeus foram brutalmente assassinados, que mulheres, homens e crianças foram torturados em nome de um suposto ideal.

Eu digo Não à extrema-direita porque não ignoro a censura, a tortura e a morte que invadiu o nosso território durante 34 anos.
Eu à extrema-direita mando-a à merda porque para mim a liberdade é o pilar das sociedades.
O Fascismo que vá à merda, há coisas que não se reciclam!

a brincar, a brincar...

sábado, 14 de março de 2009

Angola: auto - colonialismo!

Esse grande “líder” de seu nome José Eduardo dos Santos esteve em Portugal: repleto de elogios por todos (ou quase todos) acusando-o de promover a paz e a Democracia em Angola. Tanto cinismo e tanta demagogia… porque será? Resposta básica: Petróleo!
Muito se elogiou, como disse, o esforço do mister presidente e parece que agora a palavra de ordem é: empresários – tudo para Angola: a terra das oportunidades.
Mas facilmente se desvincula todo este cinismo diplomático que nada tem de mais substancial que o interesse económico de alguns e de algumas, ficando (mais uma vez) o interesse social do povo Angolano posto dede lado, se não vejamos:

- Sobre corrupção nada se disse assim como ninguém que se lembrou que a maior parte do povo Angolano vive na lama e Jose Eduardo dos Santos é um dos homens mais ricos do Mundo…
- José Eduardo dos Santos está há trinta anos no poder quantas vezes foi eleito?
- Em Dezembro morreram dezenas de crianças de uma epidemia de raiva, alguém se lembrou de perguntar o que falhou e o que foi feito para evitar novas situações?
- Os Chineses (e não só) investem cada vez mais em Angola, fala-se quase num imperialismo económico… atrás deles vão outros… mas o que querem afinal estas multinacionais? Ganhar o monopólio dos recursos naturais e mais uma vez, aquilo que é publico e tem de ser público, é privatizado retirando aos Angolanos aquilo que é seu por direito e que deve servir como factor de desenvolvimento. Sobre isto nem uma palavra!
- Nas últimas eleições em Angola, o MPLA ganhou por uma maioria de quase 90 por cento – fantástico, mas porque será? Resposta Simples: o povo Angolano vive em Guerra há anos o que poderia então acontecer caso o MPLA perde-se as eleições? O ressurgimento de uma guerra interna porque os protagonistas não se iriam abster de levantar armas – resultado: não há democracia quando o povo é ameaçado com o ressurgimento de uma guerra.
- Porque é que Portugal (estado) e as empresas Portuguesas não estão então (já que querem o desenvolvimento de Angola), interessado(as) em construir um serviço nacional de saúde, uma rede sólida de escolas ou um sistema de distribuição de água que chegue a todos os pontos de Angola?
- E por ultimo no meio de tanta pompa e circunstância quantas vezes de falou afinal dos angolanos, das suas condições de vida, liberdades « nestas cerimonias?

Eu não apertaria a mão a José Eduardo dos Santos e tenho orgulho que haja um partido com coragem para não o fazer…

Reafirmo a pergunta: para onde foi o sonho de Agostinho Neto?