sábado, 28 de fevereiro de 2009

Manipuladores da verdade!


Poderíamos regressar ao século das luzes (XVII) para encontrarmos o fundamento jurídico dos três direitos básicos a que o ser humano tem direito -liberdade, igualdade e felicidade: Tanto nas ideias de Rousseau, Montesquieu, Voltaire, Locke, Diderot e D'Alembert, Descartes, tanto em documentos como a Declaração da Independência dos EUA ou a primeira constituição Francesa (do período revolucionário) … Mas onde se encontra o maior fundamento e coerência é sem dúvida no movimento social Francês: O Povo – camponês, operário, agricultor, artesão -, movia-se pela igualdade pelo fim do privilégio de classe e pela livre opinião, pelo fim da contínua opressão de uma classe privilegiada sobre outra – o Povo.
Senti-me obrigado a fazer esta análise. A verdade é que os tempos mudaram e hoje a questão da igualdade não se coloca meramente à condição de nascimento, que embora ainda aconteça não é tão comum nem aceitável, mas sim às novas realidades, formas de ver o Mundo, a Vida e o Homem.

Por outro lado, não podemos refutar que uma sociedade sem trabalho não se consegue desenvolver, muito menos promover a igualdade: se há um grupo que trabalha e outro que não então não estamos em pé de igualdade de oportunidade…
Mas, ainda sobre igualdade e trabalho há mais que se diga: a propósito das novas questões sociais em discussão na sociedade portuguesa – casamento e adopção homossexual, eutanásia -, importa antes de mais acabar com a hipocrisia do argumento: “com tanto desemprego não nos deveriamos preocupar com o casamento gay e a euntanasia".

Este argumento é totalmente incoerente e estúpido: um governo não se consegue preocupar numa legislatura só com o desemprego porque as suas ares de influência são enormes…

Agora eu pergunto o seguinte: existe algum critério que diga: Por se resolver uma questão de liberdades, direitos e garantias (casamento e adpção homosexual e eutanasia), não se pode resolver as questões do desemprego e do subemprego? Que eu saiba... NÃO! (ponto).

Este argumento está totalmente envolto num preconceito atroz… e é simples: “eu para não mostrar os meus argumentos conservadores e preconceituosos sobre esta matéria aplico o argumento de que há outras prioridades, e dada a relevância dessas novas oportunidades fico com um argumento bem consistente.
Importa então clarificar para que esses manipuladores da razão e do conhecimento humano não nos influenciem.

O Governo está divido em áreas de intervenção – ministérios, que por sua vez têm responsáveis específicos para tratar dos assuntos;
Ou seja combater a discriminação aos homossexuais legalizando o casamento; Dar uma oportunidade de AMOR E FELICIDADE a uma criança órfã por um casal homossexual; Dar a liberdade de viver ou morrer aos doentes em fases terminais sem possibilidade de cura; Não invalidade, em NADA ABSOLUTAMENTE NADA, a implementação de políticas de emprego – de fixação de empresas e serviços, de combate ao trabalho precário…
As políticas de emprego dependem de uma única coisa: delas próprias.

E portanto – afirmo, reafirmo, definido e redefino -, é perfeitamente compatível a implementação de uma política de promoção de liberdade e igualdade aos homossexuais e aos doentes em fase terminal com uma política de emprego, fixação de empresas, combate à precariedade e de diminuição do custo de vida.
Este argumento não passa mais de conservadorismo que quer iludir, com todas as letras, servindo-se naturalmente de uma falácia…

Não nos deixemos enganar: temos a razão no nosso lado!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"traz outro amigo, também"

Vivem-se tempos conturbados, de agitação social e política: a causa da crise financeira, económica e social foi apresentada nua e crua aos povos do Mundo…
Os roubos, escândalos, as redes e as negociatas nas entrelinhas, os pactos entre reguladores e regulados e a hipocrisia de quem não se preocupa um mínimo que seja com a vida dos outros são a principal arma que a esquerda de hoje tem para combater e denunciar um sistema podre que à muito se mostra ineficaz para unir ética e moralmente pessoas, combater desigualdades, promover um desenvolvimento sustentável e promover a paz mundial.
Nunca o podre desse sistema esteve tão visível… e nunca tivemos uma conjuntura de mudança como agora.
Até os ex – defensores dos offshores vêm hoje levantar-se contra eles… não passam de meras intenções (para já), veremos no futuro.

Esta chacina capitalista e imperialista esta em decadência e nunca ouvimos tão boas recepções sociais a termos como “nacionalização” ou “socialismo”. Nunca tivemos uma conjuntura que torna-se tão actual propostas como o imposto sobre as grandes fortunas, o fim do sigilo nas movimentações monetárias, o fim dos offshores oua nacionalização dos sectores estratégicos e essenciais às pessoas.
Mas perante o clima de contestação que se vive em toda a Europa onde se acenderá o rastilho?
Vemos grandes contestações mas quase todas isoladas sem um fio condutor:

Tivemos a Grécia com estudantes, precários, desempregados a sair às ruas;

Em França temos um movimento de esquerda unitária em greve com adesão da classe trabalhadora.

Temos em Irlanda, mais de cem mil em manifestação e a ameaçar greve;

São estes três grandes exemplos da nova luta que se trava. Uma luta unitária, de estudantes, trabalhadores, desempregados, precários – é esta a nova luta a que a esquerda não fecha nem pode fechar os olhos e é com ela que a nova esquerda cria a refundação de um projecto político capaz de mudar de paradigma social e político que nos vivemos e que nos remete a um futuro negro, cinzento e a fazer de realidades pobreza, as desigualdades, a precarização e a opressão das minorias, realidades que temos de aceitar impávidos, serenos e conformados.
“Calados nos querem, rebeldes nos terão!”

Fuck the capitalism System!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

(des)igualdade...

Esta semana apercebi-me que o número de casos de estudantes do superior da minha cidade a passar graves dificuldades estava a aumentar estonteantemente… Fruto não só da crise. Mas também na negociarização e da discriminação da Universidade.
Além dos apoios especiais que apenas chegam a 20 estudantes… Os estudantes começam a recorrer às doações de géneros alimentares do Banco Alimentar e a outras instituições.

O Reitor da UBI (Universidade da Beira Interior) afirma que vários professores quotizam-se para pagar as propinas a alunos e outros são fiadores de empréstimos que estudantes efectuam junto da banca para poderem estudar.
Empréstimos que se acumulam e acumulam extorquindo gravemente os estudantes com taxas de juro abusivas para quem estuda – ainda por cima no superior.
Não será por acaso que a UBI tem a maior percentagem de alunos bolseiros em Portugal (37% dos 5.800 estudantes).

Mas não é só a negociarização da Universidade que gera esta realidade. O que é facto é que apesar de ser uma Universidade instaurada no Interior do país continua a sofrer cortes orçamentais do poder central.
E note-se que não é uma Universidade de segunda… é uma Universidade a ganhar um grande espaço a nível nacional onde se especializam alguns dos melhores da aeronáutica e onde já existe faculdade de medicina.

E perante a importância que uma Universidade do Interior vai ganhando o poder central o que faz é prosseguir uma política errada de discriminação negativa em relação ao Interior, como se este não representa-se quase nada nem ninguém.
Inventem-se novas políticas que estas só nos destroem!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Madagascar - um massacre escondido!

No Sábado dia 7 de Fevereiro uma manifestação em Madagascar acabou em 23 mortos, num bruto massacre ordenado pelas forças do governo...

Nas ultimas duas semanas em protestos já foram mortas 125 pessoas.

E como se isso não bastasse os manifestantes não estavam armados, a única força que tinham era a coragem.

Mas estranha-se o silêncio da comunicade internacional não? Resposta simples: “Madagascar abriu suas portas para muitas companhias estrangeiras, que estão explorando petróleo, ouro, cobalto, níquel e urânio.”

Quando há petroleo, interesses económicos ou políticos faz-se votos de silêncio perante os massacres... acontece actualmente no Medio Oriente, em Africa entre muitos outros...

Mas nós não nos calamos!


Podes ver aqui as fotos do massacre.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

por todos os Alexis do Mundo !



Foi um momento inexplicável... sintam!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Sexta-Feira, 21h00, Teatro das Beiras

"Medicos e não espiões"


Há uns tempos atrás escrevi para aqui sobre uma pessoa que odeio profundamente, Silvio Berlusconi. Um político sem o mínimo de consciência sobre direitos humanos que vê os imigrantes como seres inferiores e que “desrespeitam” a cultura ocidental em particular a Italiana. Já teve ideias tão absurdas como obrigar os ciganos a colocarem a sua etnia do BI para serem mais facilmente serem reconhecidos ou pior de tudo dividir os estudantes Italianos dos Estrangeiros… Como se isso não bastasse colocou militares na rua para “caçar” os imigrantes ilegais que nada mais querem que uma simples legalização.

Agora lembrou-se de outra: Dar autorização aos médicos para denunciarem imigrantes ilegais com vista a prende-los e expulsa-los do país.
Já é altura de alguém tomar uma atitude… onde estão agora as políticas de integração da EU? E onde estão as sanções a quem as desrespeita?
Este senhor queria poder prender os imigrantes durante 18 meses até à expulsão. Outra das medidas do era limitar a restrição ao direito de reagrupamento familiar, limitar aos imigrantes que já estivessem há mais de cinco anos em Itália e finalmente, a medida que previa a expulsão dos imigrantes que violassem os direitos de autor.
Mas felizmente o senado negou-se!

Pessoas como ele é que deviam estar presas!

É horrível, mas é verdade.