quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Celebrar o passado, lutar pelo futuro...


A queda do Muro de Berlim do dia 9 de Novembro de 1890 após 28 anos de divisão, além de um acontecimento histórico de relevância política, ideológica, económica e social, é também um acontecimento com marcas concretas na nossa actualidade… Dessa queda resultaram alterações políticas, económicas e sociais que se prolongaram até aos nossos dias.

Em 1961 Berlim foi divido por um muro de betão e de arame farpado. Este muro, conhecido pelo “Muro de Berlim” dividiu a RFA (Republica Federal Alemã) e a RDA (República Democrática Alemã). Mais que uma fronteira física, esta divisão marcou um profundo fosso ideológico entre os adeptos da democracia liberal de inspiração ocidental – RFA –, e os socialistas, adeptos do regime soviético uni partidário gerido de forma autocrática. Essa clivagem ideológica surge no seio da Guerra Fria, em que existia um confronto ideológico e burocrático protagonizado pelos EUA e pela URSS que, obviamente, arrastavam os seus parceiros estratégicos.



O Muro de Berlim, por muitos apelidado de “muro da vergonha” dividiu assim famílias, amigos e cidadãos do mesmo estado. A passagem do muro era interdita… Era um muro opressor onde muitos cidadãos morreram por simplesmente o quererem atravessar, porque na verdade um dos objectivos da construção do muro foi impedir o fluxo de pessoas… Estima-se que naquela época a imigração para o ocidente era de mil pessoas por dia o que era um desastre para a RDA. Assim, depois de anos e anos de protestos, manifestações e tumultos na RDA, no dia 9 de Novembro de 1890 o muro caiu. O governo da RDA foi incapaz de amenizar os acontecimentos tendo-se demitido e abrindo a brecha à muito esperada. As autoridades anunciam a abertura do muro e cumpriu-se a principal exigência dos movimentos sociais da RDA: a reunificação Alemã.



O efeito do desaparecimento do Muro de Berlim tem repercussões fora da própria Alemanha. Depois da sua queda, os acontecimentos precipitam-se no Leste da Europa os regimes comunistas desmoronam-se em efeito dominó – Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polónia, Roménia, Albânia, Jugoslávia e de certo modo a URSS. Com efeito a queda do Muro de Berlim não teve repercussões somente na Alemanha. A queda do muro foi um acontecimento simbólico que marcou o fim da disputa política e ideológica chamada de Guerra Fria. Com a queda do muro e dois anos mais tarde o desmembramento da URSS acabaram as tensões ideológicas comunistas\liberais, e a democracia liberal de inspiração ocidental implementou-se como regime único em quase todas as partes do Mundo.



Particularmente na Europa a queda do Muro teve repercussões abissais… Com a reconversão de muitos estado ao sistema liberal impôs-se à CEE, mais tarde EU (Maastricht 1992), o agendamento de muitas novas adesões… Abriu-se caminho à criação de uma Europa unificada e convergente assente em valores democráticos, criando-se novas esperanças à reconstrução europeia e a um projecto político, económico e social mais forte e coeso.



Contudo, apesar das lições históricas que o muro de Berlim trouxe ao Mundo, continuam a persistir nos nossos dias muros tão vergonhosos e desumanos quanto este... Muros físicos e psicológicos que oprimem milhares de pessoas. Poucos saberão que existe ainda um muro a dividir uma capital europeia, um caso único em todo o mundo. É em Nicósia, a capital do Chipre. Hoje em dia, os cipriotas de ambos os lados do muro continuam à espera de ver mais avanços no processo de reunificação da ilha. O muro mais conhecido da actualidade foi erguido pelos israelitas, ao longo de uma fronteira que mais ninguém reconhece e que foi desenhada de forma a anexar territórios da Cisjordânia, isolando as localidades palestinianas e reforçando os colonatos mais importantes. A construção começou em 1994, sob um coro de críticas e condenação até por parte do Tribunal Internacional de Justiça de Haia, que dois anos mais tarde o declarou ilegal. Mas isso não impediu os governos de Israel de prosseguirem com o plano de 700 quilómetros de muro erguidos a 8 metros de altura. O cerco aos palestinianos completa-se com a barreira que atravessa a faixa de Gaza e o muro de Rafah, na fronteira com o Egipto.



Outros muros foram construídos na sequência de guerras e ocupações, como o que as tropas norte-americanas ergueram em Bagdade em 2007, dividindo as comunidades sunita e xiita da capital iraquiana. No vizinho Irão, o muro que está a ser construído separa ainda mais o país do vizinho Paquistão. Do outro lado, também a Índia constrói uma cerca na maior parte dos 1800 quilómetros que a separa dos paquistaneses. E o regime de Islamabad, cada vez mais cercado, parece concordar com a receita, tendo anunciado em 2005 os seus planos para erguer um muro na fronteira com o Afeganistão. Para além deste projecto e das barreiras que protegem algumas zonas de Cabul, os afegãos contam também com cercas electrificadas e de arame farpado na fronteira. O arame farpado é também o material dominante na fronteira do Uzbequistão com o Quirguistão. E há outras fronteiras que separam em vez de unir, recorrendo a muros, cercas e barreiras várias. Para além dos já citados, vejam-se os casos da Tailândia com a Malásia, das Coreias, da China com Hong-Kong, Macau e Coreia do Norte e da Rússia com vários países.







Celebrar a queda do Muro de Berlim é ao mesmo tempo aprender com ele… Aprender que ninguém tem o direito de dividir um povo, aprender que a segregação não é sinónimo de integração, muito menos de resolução dos problemas, aprender que é preciso mais democracia e não menos democracia, aprender que a divisão física e também psicológicas entre habitantes do mesmo espaço é simplesmente um acto covardia, de autoritarismo e de falta de respeito pela dignidade humana…



… celebramos os 20 anos da queda do Muro de Berlim com entusiasmo e alegria, mas celebramo-los também na certeza de que cada vez mais é preciso sonhar como sonharam os milhares de Alemãs que no 9 de Novembro de 1989 destruíram aquele muro, cada vez mais é preciso sonhar que um dia conseguiremos abater todos os muros opressores por este Mundo fora…

Sem comentários: