sexta-feira, 30 de maio de 2008

O Pensamento...

Pensamento

Ideias que se encaixam
Em contradições duvidas e incapacidades
Opiniões sólidas:
Juntando cruzamentos…: de inegáveis mentiras e intemporais verdades

São ligações, definições, terminologias e conceitos
Reflexões completamente abstraídas de preconceitos…
São frases soltas noticias e opiniões
Pluralidades inócuas que retratam novas criações.

São lamentos, desesperos, avarezas, enumeras questões
São como a erosão, um desgaste criativo por dentro
A única, simples e intemporal verdade: O pensamento

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Será a música de rua tão vazia quanto isso?

Será a música de rua tão vazia quanto isso?


Só para elucidar por ai algumas mentes vou deixar um pequeno excerto da letra de uma musica de rap. Poucos sabem qual o seu papel na musica contemporânea… A maioria das pessoas não sabe o que é o Rap, não faz ideia da sua importância para a comunidade suburbana. Nesse sentido eu vou deixar um pequeno excerto escrito duma música de puro RAP… só mesmo para perceberem até que ponto este estilo de música pode ter uma mensagem sólida e consistente, profunda e prática: leiam…

BOB DA RAGE SENSE na reedição do álbum Pratica(mente) do Sam The Kid:



“Eles montam-te o cerco, de muito longe ou perto
Escondem o que há de melhor, não te mostram o que está certo
Limitam o leu intelecto, atiram-te no guetto
Exploram-te sem piedade e dizem que não tens direitos
Senhoras e Senhores, das limpezas ou doutros
Este é o tributo para a classe dos trabalhadores
Camaradas proletários, deixa-mos de ser otários
Vamos juntos reivindicar nossos salarios
Levanta-te Já, Vá, revoltar e lutar
Contra quem nos tira tudo e nada nos dá
Fazem entrevista, atiram-te areia na vista
Vamos incendiar Multinacionais capitalistas
Eles têm vantagem, direitos iguais: miragem
Descobre o Che Guevara em ti e ganha coragem
ENFRENTA OS QUE NÃO DÃO VALOR AO TEU ESFORÇO E TRABALHO
LEVANTA O PUNHO E MANDA-OS TODOS PRO CARALHO!”






BOB DA RAGE SENSE 2008 O RAP ESTÁ VIVO!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Palavras e Acções.

Aparamos, interpretamos e criticamos a história com todos os argumentos, ideais inocentemente ideológicos e teses meramente abstractas e heterogéneas. Contudo e apesar da historia já estar tão batida por intelectualidade e ignorância há uma característica indubitável incutida nela: o uso da palavra. Desde o tempo da admirável retórica grega que todos os ser humanos enquanto apologistas do uso da palavra, a usaram em tom de eloquência persuasiva. Este uso da palavra como sinal de manifesto foi usado em situações para o bem, noutras para o mal… Contudo apenas me vou centrar no correcto uso da palavra. A palavra e a associação de palavras pode ser vista como a forma de transmitir uma mensagem, e sem dúvida que este uso da palavra já elucidou muitos pensamentos, e já activou muitas acções. Por exemplo Luther King disse que tinha um sonho, o simples facto de ter dito isso para o publico e não as ter guardado para si, serviu de estímulo para muitas pessoas acordarem para o problema do racismo, etnocentrismo e da “africaniedade”. As palavras mediáticas de “ I Have a Dream” serviram de suporte a que muita gente deixasse de ver os negros como seres culturalmente inferiores e racialmente insignificantes. É precisamente neste ponto tão sensível que recai todo o sentido deste meu pequeno pensamento. Penso que o uso da palavra está a entrar numa grave crise, já ninguém vê o uso da palavra num debate, como um aspecto enriquecimento e de produção de ideias, alternativas e inovações…O uso da palavra como elemento discussão produtiva, como elemento de conhecimento do pensamento do outro está-se a perder… e com ele cai outro grande agente de solidificação social: as acções. Hoje em dia estes dois agentes sócias “palavras” e “acções” apenas são usadas para frivolidades que uma maioria impões, apenas servem para “conformizar” mais o que já esta saciado de conformismo. São precisas palavras, é preciso cada um dizer o que pensa, trocar discutir e debater ideais, só o carácter progressista de um debate produtivo pode levar o nosso pais ao desenvolvimento interior, intelectual e profundo… e só este conhecimento pessoal baseado no dialogo nos poderá servir de alicerce a um bom uso do nosso poder de agir… agir não num sentido banal: Agir em pró do outro, agir em pró de nos mesmos, agir em pró do mundo, agir em pró da Paz.
São precisas palavras para discussões produtivas, são precisas acções puras de respeito pelo Homem. São preciso mais que sorrisos ásperos ou choros prazenteiros… são precisas Palavras e Acções que fundamentem o nosso Mundo… Palavras e Acções capazes de Homens para Homens. Palavras e Acções nossas por um Mundo mais Justo!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Viva a puta da Revolução! O Povo é quem mais ordena!



Viva puta da Revolução!
O Povo é quem mais ordena!


Mais uma vez não estive em Portugal no 25 de Abril. No entanto senti o espírito revolucionário como se cá estivesse. Estava em Itália e por coincidência no dia 25 de Abril celebra-se a queda do fascismo em Itália. Foi assim que orgulhosamente meti os meus fones nos ouvidos e com garra cantei Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Adriano Correia de Oliveira entre outras alusões trauteais da época. Sinto o 25 de Abril como a melhor data do ano. Grito estoicamente pela liberdade. Hoje em dia é só ignorância, ninguém sabe o que é a liberdade, ninguém sabe o que foi o fascismo, a ditadura e a opressão em Portugal. Poucos sabem o que era a miséria física e intelectual em que o povo vivia.
Neste contexto eu vou mostrar uma pequeníssima parte das conquistas do 25 de Abril de 74, onde puderam ver que o 25 de Abril não é apenas um feriado mas um dos melhores dias da historia de Portugal:

Educação: Consagrou-se o direito á educação, nomeadamente aos mais altos graus de ensino, procedeu-se à massificação do ensino, abriram-se portas das universidades a todos, e o analfabetismo populacional começou a partir de agora a cair em desnível, foram melhoradas as condições materiais e humanas das escolas e acabou-se com as ordens pedagógicas feitas á base da pancada nos alunos. Acima de tudo os alunos passaram a poder pensar por eles próprios.

Emprego: Foi consagrado o direito dos trabalhadores. Legitimou-se o direito sindical e de greve, é estabelecido o salário mínimo nacional, subsídios de ferias e de natal, de desemprego e pensos e reformas generalizadas para todos e ouve uma generalização da contratação colectiva.

Economia:
Concretizou-se a liquidação do capitalismo monopolista do estado e dos grupos económicos monopolistas portugueses. Procedeu-se as nacionalizações nos sectores fundamentais da economia portuguesa libertando-os de interesses privados e promovendo revoluções públicas impulsionadoras de um maior desenvolvimento social.

Cultura: A revolução de Abril resultou numa liberdade de criação cultural, valorização da cultura popular e permitiu o acesso e relacionamento neste plano com todos os povos do mundo constituindo um notável processo de democratização.

Direitos Políticos: Os direitos políticos do povo português foram uma das maiores vitórias de Abril. Desde o direito á formação e participação em partidos políticos, ao sufrágio universal, á liberdade de pensamento, de reunião e de expressão. Com o 25 de Abril caminhamos para a democracia.

Direitos Sociais: São conquistas de Abril o salário mínimo nacional, o subsidio de ferias, de natal e de desemprego; o direito á segurança social, o direito á pensão e à reforma de todos os portugueses; a igualdade entre homens e mulheres e muitos outros direitos fundamentais envoltos na ascensão social to povo português.

Alem de todas as conquistas a nível do respeito pelas colónias, do respeito pelas diferentes culturas e nacionalidades e pelo decréscimo do etnocentrismo que o regime salazarista nos tinha incutido.

Agora digam se vale ou não a pena lutar…!
Digam-me se o 25 de Abril é uma data banal…!
Digam-me que a esquerda portuguesa é mera taxada politica…!
Diga-me se não é o povo quem mais ordena…!


25 De Abril foi ontem, é hoje e é amanha. É sem duvida a data mais marcante de ascensão do povo português.

Com Abril SEMPRE!